Características
Nativa brasileira, a Cássia-rosa, também conhecida como Cássia-gigante, é uma árvore com alto potencial paisagístico.
Possui crescimento rápido, alcançando em média 20 metros de altura. Entretanto, existem espécies que chegam a 30 metros de altura. Seu porte, portanto, é considerado de médio a grande.
Sua folhagem é composta e paripinadas, e forma uma copa ampla, com cerca de 8 metros de diâmetro. As flores caem, em sua maioria, durante os períodos secos/inverno.
As suas flores, por sua vez, podem ser consideradas as estrelas ornamentais da Cássia-rosa. As inflorescência são axilares, do tipo rácemo, com flores róseas-amareladas delicadas e numerosas, que cobrem toda a copa da árvore.
É uma espécie decídua, ou seja, perde todas suas folhas em determinado momento. Mesmo assim, continua ornamental durante todo o ano, pois quando perde suas folhas, começa a brotar suas delicadas flores. Apresenta frutos: vagens grandes, lenhosas, cilíndricas e marrons, que contém várias sementes ovais castanhas.
No Paisagismo
A Cássia-rosa/Cássia-gigante é bastante utilizada em locais espaçosos, justamente por causa de seu porte. É mais encontrada em parques, sítios, praças, entre outros.
O efeito que sua floração causa na paisagem é incrível. Ela se torna o destaque do local em que se encontra mesmo quando não está coberta de flores, já que seu porte também é significativo.
Onde não plantá-la? Em calçadas e perto de construções. Além de sua raíz ser um tanto agressiva, por conta do tamanho da árvore, a altura da planta não a torna uma candidata na arborização de calçadas. Nessas situações, fiações elétricas, jardins residenciais, tubulações subterrâneas e pavimentações podem ser prejudicadas.
Vale lembrar que, por ser brasileira, sua adaptação tende a ser muito mais positiva, já que é uma espécie acostumada ao nosso solo e clima.
Escrito por: Vívian Lavalle